quinta-feira, 31 de julho de 2014

Os 4 Pilares da educação.


Tribunal - Judeus x Palestinos (Faixa de gaza).

*Participantes: Alice e Aline = Judeus.
                       Brena e Bia = Palestinos.
*Advogados de defesas: Gabrielly, representante dos Palestinos.
                                    Daiane, representante dos Judeus.
Juiz: Todos os alunos, incluindo a professora Margareth.

Os alunos fizeram um pequeno teatro sobre o conflito Palestino x Judeus, no qual se discutiu sobre a causa desse tal conflito, onde houve acusações, foram apresentadas provas, assassinatos, intrigas e etc.

Apresentado no dia 24 de julho de 2014.

Tribunal - Prós e contras das novas mídias para educação infantil.

Trabalho de IMNT, da professora Margareth, onde os alunos apresentam como se estivessem em um tribunal, um defendendo a causa dos seus "clientes".

Prós da novas mídias para educação infantil - Pesquisa da aluna Julia Ramos.

"Educar não significa apenas que os professores devam falar e os alunos escutarem. Significa também encorajar a participação das crianças na produção de mídias. Proteger as crianças de influências negativa das mídias, está ultrapassado. As crianças precisam ser estimuladas por educadores preparados a lidar com as novas mídias e criar as suas." (Centro de convivência da UFSC)
É necessário investir na qualificação dos profissionais da educação para que estes, ao invés de inibir o uso das novas tecnologias por parte dos seus alunos, os encorajem a utilizá-las de forma a ajudar seus estudos e na sua formação como individuo. É fundamental saber extrair coisas positivas deste impacto que, segundo outros especialistas, quando não utilizados de maneira correta, podem acarretar sérios prejuízos para as crianças e os adolescentes que crescem de forma cada vez mais precoce. Para muitos o tempo das brincadeiras inocentes na rua e dos desenhos animados na tv de casa parece ter ficado num passado distante das atualidade, isso não só influencia a formação intelectual, social como também a formação sexual dos jovens.

---------------------------------------------------------------



Contras da novas mídias para educação infantil - Pesquisa da aluna Larissa Lopes.

Ela é autora do livro “A criança e a máquina” – como os computadores colocam a formação de nossos filhos em risco. Diz: “Não há nenhuma pesquisa que indique concretamente que a informática aplicada nas primeiras séries ajuda no rendimento das crianças”. “O que há é muita propaganda das empresas de informática, muito entusiasmo por parte de pais e professores, muito dinheiro empregado, mas nenhum dado científico respaldando esse esforço”, arremata ela. Alison cita uma pesquisa feita pelo Educational Testing Service, de New Jersey, que analisou dados de um levantamento nacional sobre o desenvolvimento educacional em matemática nos EUA e que chegou à conclusão de que o uso freqüente de computadores leva a um efeito negativo nas notas da matéria dos alunos que cursam até o equivalente à 3.ª série. Acrescentou: “No Canadá, a mais famosa experiência de informática na educação não conseguiu tampouco levantar evidências de que os computadores melhoram a educação das crianças pequenas”.

Apresentado no dia: 31/07/2014