segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Equilíbrio, postura e tônus.

Exemplo de atividade:

CARACOL


 Essa atividade é um ensaio para a amarelinha. A meninada desenvolve o equilíbrio fazendo todo o percurso pulando com um pé só

  •  IDADE: A partir de 5 anos.
  •  LOCAL: Pátio.
  •  MATERIAL: Giz para riscar o chão e pedrinhas.
  •  PARTICIPANTES: No mínimo dois.
  • OBJETIVO:Desenvolver a coordenação motora ampla, orientação espacial e o equilibrio
  •  COMO BRINCAR Depois de desenhado o diagrama acima no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol pulando com um pé só em todas as casas - só não pode pisar naquela em que está a pedrinha. Quando chega ao "céu", ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa até o número 1. Ela agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no número 2 e assim por diante. Ela não pode pisar ou jogar a pedrinha na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro.

Datas comemorativas do mês de Abril e 31 de Outubro

1 de Abril - Dia da mentira . 19 de Abril - Dia do Índio . 31 de Outubro 1 de abril . Origem do dia da mentira Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos. Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira. •Atividade em folha para Educação Infantil: Colorir e contornar as letras
•Atividade em folha para Ensino fundamental
•Uma discussão sobre o tema da mentira 19 de Abril - Dia do Índio No ano de 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano como o Dia do Índio. Atividade para trabalhar na Educação Infantil:
Atividade para trabalhar no Ensino Fundamental:
31 de Outubro - Dia do Saci-Pererê A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil. Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci. No entanto, em São Paulo, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializa o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado. Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional. Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore. Atividade para trabalhar na Educação Infantil:
Atividade para trabalhar no Ensino Fundamental:
Componentes: Alice, Julia, Ivanderson

Trabalho de PP

A dinâmica seria um circuito: A turma seria dividida em duas equipes com quantidades iguais de integrantes. Dividida em duas fileiras em um ponto de partida (ponto esse que será marcado por um cone), o primeiro alunos de cada fila, vendaria os olhos e sairia pulando apenas com o pé direito em direção ao ponto de chegada, sem poder encostar o pé esquerdo no chão ou cair. Voltaria pulando com o pé esquerdo obedecendo as mesmas regras, chegando no próximo da fila bateria na mão do colega e o mesmo repetiria o mesmo processo até o ultimo da fila. Caso algum aluno quebrasse alguma regra o mesmo repetiria todo o percurso. Objetivos: Desenvolver o equilíbrio, concentração e percepção, esquema corporal, estimular a noção espacial, melhorar o tônus muscular e espirito de equipe. Circuito criado por mim. Aluna: Raíssa Ferreira Assis Dona Número: 34

domingo, 27 de setembro de 2015

Atividade psicomotora trabalhando equilíbrio, postura e tônus



Amarelinha 



Objetivo: •projetar e construir seqüências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas
•Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial, a lateralidade e melhorar o tônus muscular
•Despertar no aluno a atenção para a brincadeira
•realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se Material: •Um giz para marcar asfalto ou gravetos, para chão de terra. Em pisos que não podem ser riscados (como o de casa), fita adesiva resolve o problema. Por fim, a brincadeira pede uma pedrinha, um caco ou outro objeto para ser colocado nas “casas” do desenho e aumentar o grau de dificuldade a cada etapa. Formação da turma: em pé Desenvolvimento da atividade:
•O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta. Instituto de Educação Profª Ismar Gomes de Azevedo Aluna: Júlia Coelho Ramos Turma: 2003 CN

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Exemplos de uso de sucata na pré-escola.

Caixa pedagógica Materiais:
•uma caixa grande de papelão;
•EVA de várias cores;
•caixinhas de vários tamanhos forradas;
•potinhos decorados com fita adesiva colorida (iogurte e outros); •tudos de cartão.
Procedimento: Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas outras propostas que surgirão deles mesmos.

ALUNA: Roberta Barbosa

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Uso de sucata na pré-escola

Deverá conter objetivo, e a utilização do objeto produzido

Uso de sucata na pré escola:
Peteca de jornal.
Vamos precisar dos seguintes materiais:
1 jornal
1 elástico de dinheiro
1 tesoura
Modo de fazer:
Pegue algumas folhas de jornal e amasse da seguinte forma (formando uma bola):

Pegue mais 2 folhas de jornal e recorte volta da folha toda como na foto abaixo:

Envolva a folha cortada com a bola já feita antes. :

Prenda as folhas com o elástico de dinheiro:

E esta pronta:

A utilização da peteca será da seguinte forma: Formar uma roda com pelo menos três integrantes. Quem vai começar segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo para cima com a outra, lançando-a para um dos outros. Ao receber o brinquedo, essa criança o rebate, passando adiante. Quando alguém deixa a peteca cair, sai da brincadeira. Também é possível brincar sozinho, jogando a peteca para cima o máximo que conseguir. Assim que eles terminassem de confeccionar o brinquedo, e fazer a brincadeira. Explicaria a eles que a peteca era praticado por nossos antepassados indígenas.


O objetivo:
- Aprender sobre o surgimento e as origens da Peteca, bem como sua popularização enquanto prática esportiva.
- Conhecer as mudanças na forma de se jogar a Peteca desde seu surgimento até os dias de hoje.
- Aprender sobre algumas regras e movimentos básicos da Peteca enquanto esporte.

- Aprender a coordenar as ações com o espaço, os objetos e os colegas na medida em que se realizam os movimentos do jogo da peteca.

Aluna; Raíssa Ferreira Assis Dona  N° 34

Webliografia: http://webfoliobrinquedosinfantis.blogspot.com.br/2009/11/peteca-de-jornal.html
http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2004/5.esporte_individuo_sociedade/5.5_Implement_peteca.pdf

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Exemplos de uso de sucata na pré-escola.

Boliche de garrafa pet


Objetivo: Desenvolver noções de quantidade e/ou identificar os números derrubados;
Contribuir para o bom desenvolvimento da noção espacial e da lateralidade enquanto jogam a bola.

Materiais para a confecção:
  1. 10 garrafas pet com tampas (ou o número de garrafas de sua referência para montar o seu jogo); e sem rótulo
  1. 1 bola pequena de plástico.
  1. Papel crepom
  1. Folha de papel A4 colorida
  1. Fita adesiva colorida

Eixo Contemplado: Artes, Movimento

Como fazer:
Corte o papel crepom em tiras de diversas cores para ser colocado dentro das garrafas.
Corte quadrados de 10 cm X 10 cm no papel A4 colorido para que as crianças façam a escrita dos números de 1 ao 10 para colar nas garrafas.
Peça para que cada aluno faça uma bola de papel de jornal embolado e passe fita adesiva colorida em volta. 

Aluna: Thayla de Souza P. dos Santos

Atividade Avaliativa 2 de Práticas Psicomotoras trabalhando o equilíbrio, postura e tônus.

BAMBOLÊ 


  • Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular. 
  • Material: Quatro (04) bambolês em média. 
  • Formação da turma: em pé 
  • Desenvolvimento das atividades: Uma criança deve segurar o bambolê, enquanto outra vem engatinhando para passar por dentro do bambolê. Girar o bambolê na cintura e outras partes do corpo, como pescoço e braço. Com alguns bambolês alinhados lado a lado no chão, andar com a perna esquerda no bambolê esquerdo e a direita no bambolê direito. Ainda com os bambolês no chão pular com os dois pés de um bambolê para outro. Com um bambolê somente pular para dentro e para fora. Brincar com o bambolê na mão, rodando-o como se fosse um volante. Passar o bambolê pelo corpo inteiro a começar pela altura da cabeça. Aluna: Alice da Silva Corrêa

Atividade psicomotora trabalhando equilíbrio,postura e tônus

CORDA 

CORDA

Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, postura,estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Atividade – A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.
Faixa etária – 6 a 8 anos 
 Material utilizado – Corda 
Formação da turma – Em pé. 
Desenvolvimento das atividades – Pode ser utilizada no chão, em que a criança anda descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda.
Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado para o outro.

Aluna: Thamires Alves 

Exemplos de uso de sucata na pré-escola

Bilboquê


Objetivo: Possibilitar a criança através da brincadeira com o bilboquê o desenvolvimento da motricidade, noção espacial e lateralidade. - Aprimorar a capacidade de percepção e reflexo. - Construir o próprio brinquedo através de materiais descartáveis, estimulando a criatividade dos alunos.
Materiais para a confecção:
· Uma garrafa PET descartável;
· Uma tampinha de refrigerante;
· Barbante;
· Tesoura;
· Materiais para enfeitar;
Modo de fazer: · Corte a garrafa PET na altura do gargalo, lembrando uma tacinha; · Corte cerca de 30 cm de barbante; · Amarre uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarre a outra ponta na ponta da garrafa PET; · Enfeite o bilboquê com os materiais que você quiser; · Agora é só jogar e brincar, tentando colocar a tampinha dentro da garrafa sem usar as mãos.
Finalidade: pois por meio deste, a criança tem a possibilidade de expressar-se espontaneamente, utilizando o movimento como forma de aprendizagem sobre si e sobre o universo que a cerca, conhecendo seus próprios limites, desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas.

Instituto de Educação Profª Ismar Gomes de Azevedo
Aluna: Júlia Coelho Ramos
Turma: 2003 CN

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Exemplos de uso de sucata na pré-escola.

PASSA BOLA Objetivos: Desenvolver a coordenação motora, concentração e socialização Finalidade: A proposta pedagógica apresentada pelo jogo passa bola tem a função de promover o aprendizado por meio da diversão do jogo e promover as relações uma vez que apenas um vence nesse jogo, e o outro educando aceita a derrota e aprende a respeitar a vez dos outros. Materiais Utilizados:
2 garrafas iguais (600ml ou outra)
bolinha de gude 
Vinil adesivo (diversas cores)
Ferramentas:
Estilete Tesoura
Fita adesiva

Passo-a-passo:

1. Faça um corte inicial com o estilete na linha no gargalo da garrafa e recorte o restante com a tesoura. 2. Coloque as bolinhas de gude dentro da garrafa inteira.
4. Encaixe a parte de baixo da garrafa recortada, de cabeça para baixo, alinhada sobre a garrafa inteira e cole com fita adesiva, dando duas voltas. 5. Decore as garrafas com pedaços de vinil adesivo colorido (aproveite os retalhos!). 6. Pronto! Agora vire a garrafa e deixe as bolinhas passarem para a outra garrafa. O desafio é conseguir passar todas as bolinhas pelo gargalo apenas balançando o Passa bola.
 Aluna: Thamires Alves

Exemplos de uso de sucata na pré-escola.


Jogo da Velha

Objetivo: Desenvolver a atenção, trabalhar a coordenação motora global fina, sendo os pequenos músculos, respeitar a vez do próximo; trabalhar as formas geométricas em quatro (04) locais: tabuleiro - retângulo, as peças para marcar os lugares - círculo, a divisão dos espaços escolhidos para as peças - quadrado, e também o local onde guardará as peças do jogo - retângulo. Trabalhar o cognitivo, percepção, cores e socialização. * Disciplina trabalhada: Matemática (desenvolver o raciocínio lógico) Material utilizado: • 2 caixas de fósforos grandes (será a base do jogo e também servirá para guardar as peças); • EVA (para o tabuleiro) • Tampinhas de garrafa Pet para as peças; • Adesivos ou desenhos de papel fantasia;
Modo de fazer: • Faça as peças com tampinhas de garrafa pet, decore-as com figuras de EVA ou de papel. • Para a caixinhas você vai precisar de uma caixa grande de fósforo e duas gavetinhas das caixas pequenas. Os puxadores das gavetinhas foram feitos com limpa cachimbos. •Cole um quadrado de EVA em cima da caixa para fazer a base, faça quatro (04) linhas, sendo duas horizontais e duas verticais formando 9 quadrados, depois decore o tabuleiro como quiser.
Finalidade: • A proposta pedagógica apresentada pelo jogo da velha tem a função de promover o aprendizado por meio da diversão do jogo e promover as relações uma vez que apenas um vence nesse jogo, e o outro educando aceita a derrota na esportiva e aprende a respeitar a vez dos outros. Observação: a confecção do tabuleiro pode ser de acordo com sua criatividade e as peças também podem ser confeccionadas por números.
Instituto de Educação Profª Ismar Gomes de Azevedo Aluna: Alice da Silva Corrêa Turma: 2003 CN

Datas comemorativas do mês de setembro

v 05 DE SETEMBRO: Dia da Amazônia

O dia da Amazônia surgiu como uma forma de chamar atenção para esse bioma e a data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. Nessa data o objetivo principal é alerta a população a respeito de destruição de florestas e dessa importância fonte de biodiversidade.

A atividade proposta para a Educação Infantil é :  


  A atividade proposta para o Ensino Fundamental é :



v 21 DE SETEMBRO : Dia da Árvore
   O dia da árvore é comemorado no Brasil dia 21 de setembro e tem o objetivo principal a conscientização desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera que começa dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A atividade proposta para a Educação Infantil é :  

                         
A atividade proposta para o Ensino Fundamental é:


v 25 DE SETEMBRO : Dia Nacional do Trânsito   
   O dia do trânsito demarca uma importante data utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis , motocicletas, caminhões, ônibus, ciclista e pedestre. O objetivo dessa data é promover a conscientização nas vias de tráfego do País.

A atividade proposta para a Educação Infantil é :  


A atividade proposta para o Ensino Fundamental é :



                              

 Alunas:Thamires Alves, Rebeca Xavier e Vitoria Ferrinho

domingo, 20 de setembro de 2015

Datas comemorativas do mês de Outubro

O mês de Outubro é um mês de muitas datas comemorativas, dentre essas escolhemos falar hoje sobre as respectivas datas:


  • 01 de Outubro - Dia Internacional da Música
  • 04 de Outubro - Dia da Natureza
  • 29 de Outubro - Dia Nacional do Livro

O Dia Internacional da Música é comemorado anualmente em 01 de outubro. Esta data tem o objetivo de homenagear uma das formas de arte mais apreciadas pelas pessoas: a música.
A música exerce uma profunda influência nos seres humanos, sendo capaz de emocionar, alegrar, surpreender, aterrorizar e etc. Consegue despertar todos os sentimentos, até os mais profundos. A música sempre esteve presente na história da humanidade, desde as tribos mais primitivas de seres humanos, sempre como uma produção de cunho cultural ou voltada para o entretenimento. Origem do Dia Internacional da Música A ideia para criar o Dia Mundial da Música surgiu a partir de uma iniciativa da UNESCO, em 1975, através da International Music Council – uma organização não-governamental, fundada em 1949, e que tem o objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos através da música. Atividades para o Dia Internacional da Música Nesta data, muitas instituições e escolas de música organizam concertos especiais e gratuitos para o público.Algumas organizações ainda promovem workshops e palestras sobre a importância da música para o desenvolvimento de relações saudáveis entre as sociedades – esta, aliás, uma das principais finalidades desta data.

  • Atividade em folha para Educação Infantil:


  • Atividade em folha para Ensino Fundamental:



O Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro, uma data criada com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. Essa data foi escolhida porque é a data da celebração em homenagem a São Francisco de Assis, um frade católico e santo que se destacava por ser apaixonado pela natureza.

  • Dinâmica pra Educação infantil: Está na hora de brincar!

A dinâmica conciste em levar as crianças a uma grande área com gramado e propor que formem grupos de três a quatro pessoas, posicionados em volta de um círculo formado por uma corda (cada grupo tem o seu próprio círculo). Dentro do círculo terão 30 cartas com características de cinco animais que habitam a Mata Atlântica. Durante 5 minutos, as equipes pegarão as cartas do meio da roda e voltarão ao respectivo lugar para anotar as informações até adivinharem que bichos estavam representado ali.

É uma atividade boa para o conhecimento dos animais. Também ajuda o professor a trabalhar a concentração e o respeito às regras por parte dos pequenos e pode ser feita dentro da sala de aula em dias chuvosos.
Na hora de encerrar as adivinhações, o professor toca um apito. Ao fim da atividade, mostra  as fotos dos animais representados pelas pegadas, ou partes de animais desenhadas nas cartas. E a cada acerto o grupo ganha 1 ponto, o grupo com a maior pontuação ganha.
O objetivo dessa dinâmica é divulgar a data da comemoração do dia 04 de Outubro, dia da Natureza, além de conscientizar alunos, professores e funcionários sobre a preservação do meio ambiente e das espécies nativas.

  • Atividade em folha para Educação Infantil:

O interessante desta atividade é a utilização realmente das folhas secas das árvores para o preenchimento da imagem, fazendo com que eles tenham esse contato com a natureza.



  • Dinâmica para Ensino Fundamental: Complete a frase!

Objetivo: Promover a troca de idéias sobre questões ambientais através de uma brincadeira de completar frases de improviso.
Desenvolvimento: em um grande círculo, o coordenador (professor) pede que cada um diga o número da frase que será completada, lê e pede para que o aluno complete a frase. Em seguida o papel é passado para o próximo que lê a frase seguinte. O coordenador pode iniciar essa atividade.
 Abaixo seguem sugestões de frases que podem ser completadas:
1- Quando penso no futuro do meio ambiente, eu vejo...
2- Quando entro num ambiente sujo, com muito lixo no chão, eu penso que...  
3- O que mais me deixa triste em relação ao meio ambiente é...
4-Quando alguém disperdiça água, eu...
5- O que mais me entristece é...  
6- Quando falam em poluição eu...
7- Para mim, a reciclagem é...
8- Eu colaboro com a natureza quando...
9- Para mim o ambiente é...

  •      Atividade em folha para Ensino Fundamental:
Pensamos em uma atividade onde as crianças construissem uma história em quadrinhos com o tema: "De que forma eu posso ajudar a natureza?", contariamos assim com a criatividade de cada um, além de trabalhar com arte.


O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de Outubro. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do Homem. O livro pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas. Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade.

  • Atividade em folha para Educação Infantil:


  • Atividade em folha para Ensino Fundamental:
Após trabalhar com uma dinâmica de roda, contando e interagindo com as crianças sobre as histórias de Monteiro Lobato, principalmente do sitio do pica-pau amarelo, pode ser aplicada a atividade abaixo.