segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atividade Avaliativa de A.E ( SUCATAS )

Aluna: Alice

Cinema Filme: A Educação de pequena árvore 

Origem/ano: EUA, 1997

 Diretor: Richard Friedenberg

Sinopse: Nos anos 30, numa sociedade cheia de preconceitos, o índio Cherokee Pequena Árvore cresce sob os cuidados dos avós e dos ensinamentos de seu povo. As diferenças com a educação local o obrigam a frequentar uma escola tradicional e a mudar de nome, mas nada é suficiente para tirá-lo de suas origens.

 * Materiais necessários

 * Papelão e EVA * Papel ofício * Lápis

Procedimento da dinâmica

* Formar duplas

 * Dar a cada dupla uma folha de papel e um lápis. Pedir que listem todas as frases que ouvem frequentemente no seu dia-a-dia e que consideram agressivas, ofensivas ou que causam desconforto. Informar tempo para execução; * Pedir a cada dupla que, das frases escirtas/listadas, escolham a mais forte para apresentar ao grupo;
* Quando todas as duplas tiverem escolhido sua frase, pedir que encontrem uma forma clara e gentil de dizer a mesma coisa.
* Cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.
* Após todos lerem as frases transformadas, cada dupla colaria-as em cada folha da árvore.



Aluna: Thayla 

Música:Minha Boneca de Lata (Xuxa)

Escolhi a música boneca de lata da Xuxa, pelo fato de trabalhar o esquema corporal. 


Boneca de Lata

Minha boneca de lataBateu a cabeça no chãoLevou mais de uma horaPra fazer a arrumaçãoDesamassa aquiPra ficar boaMinha boneca de lataBateu o o nariz no chãoLevou umas duas horasPra fazer a arrumaçãoDesamassa aquiDesamassa aliPra ficar boaMinha boneca de lataBateu a barriga no chãoLevou umas três horasPra fazer a arrumaçãoDesamassa aquiDesamassa aliDesamassa aquiPra ficar boaMinha boneca de lataBateu o bumbum no chãoLevou umas quatro horasPra fazer a arrumaçãoDesamassa aquiDesamassa aliDesamassa aquiDesamassa aliPra ficar boaMinha boneca de lataBateu o joelho no chãoLevou umas cinco horasPra fazer a arrumaçãoDesamassa aquiDesamassa aliDesamassa aquiDesamassa aliDesamassa aquiPra ficar boaMinha boneca de lataBateu o pé no chãoLevou umas seis horasPra fazer a arrumaçãoDesamassa aquiDesamassa aliDesamassa aquiDesamassa aliDesamassa aquiDesamassa aliPra ficar boa.


Trabalharia com o reconhecimento das partes do corpo humano, na disciplina de ciências. 

Da seguinte maneira:

*Confeccionaria com eles a boneca de lata retratada na música e com ela já pronta, feita de sucata (latas de mesclai, leite em pó, barbante) e indagaria aos alunos onde se localizam as respectivas partes do corpo, pedindo para que eles apontassem na boneca, ou colocassem uma plaquinha com o nome na respectiva parte do corpo. 

*É uma segunda opção seria em uma aula seguinte, trabalhando agora a disciplina de educação física. Propor que em sala mesmo, confeccionássemos pés de lata (lata de leite em pó e barbante) para uma corrida de pé de lata, um momento mais descontraído, porém não deixando a visão pedagógica de lado, ajudaria a desenvolver a coordenação motora da criança, além do equilíbrio.


Aluna:Thamires

Artes Plasticas: Tarsila do Amaral 

Escolhi as obras de Tarsila do Amaral pelo fato de trazer muitos elementos da cultura brasileira. As cores lembram a nossa bandeira, bichos da nossa fauna, frutas tropicais, elementos do folclore brasileiro e as pessoas de diferentes regiões e classes sociais, eu escolhi a obra dos OPERÁRIOS que eu iria reproduzir usando as seguintes sucatas:




*Prédios: usaria caixas de remédios encapados com papel silhueta

*Janelas: usaria palitos de fósforos 

*Fumaça: usaria bombril 

*Tubos: usaria rolos de papel higiênicos pintados de cinza

*Os operários: pediria para cada aluno levar para a sala de aula uma foto 3x4 para representar os operários

  

Aluna: Tatiana 

Artes Plasticas: Romero Britto 

Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.Romero Britto (1963) nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.



 Aluna: Roberta 

Literatura: Monteiro Lobato


Conhecer as obras de Monteiro Lobato deveria ser atividade obrigatória em todas a escolas. Lobato significa literatura de qualidade e não ler sua obra significa abrir mão de livros que representam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam a todos.


Material:

*garrafa pet  

*pote de sorvete  

*sua imaginação .






Nenhum comentário:

Postar um comentário